Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Seg | 09.07.12

Registar todas as despesas

Rosa Cristiana*

Alguns leitores me pedem ajuda como controlar as despesas mensais e como conseguir chegar ao final do mês com saldo positivo, muitos se queixam que chegam a meio do mês já com o dinheiro contado e que não chega para as despesas.

 

Se estamos a gastar mais que aquilo que ganhamos é preciso cortar despesas, para conseguir controlar as despesas e ver onde cortar o primeiro passo é registar todos os dias as despesas daquele mês, todas mesmo, desde um simples café, a uma consulta médica ou um jantar fora com amigos.

  

Em cada parcela apontar em que é que foi gasto aquele dinheiro, para depois no final do mês se verificar no que podemos cortar, é preciso ser selectivo e cortar com todos os pequenos luxos, principalmente em casos de endividamento.

 

Depois todos os meses devemos registar as despesas para ir controlando os valores e verificar se não há nada que está a escapar, quando perceberem que já conseguem ver o valor médio das despesas mensais em cada parcelas das despesas mensais, um valor para o crédito, outro para o condomínio, um valor para combustíveis, outro para compras, nessa altura o melhor é fazer um orçamento familiar e tentar todos os meses ficar abaixo desse valor ou pelo menos não ultrapassar os valores estipulados no orçamento.

 

No mês que ultrapassarmos alguma despesa devemos descontar no mês seguinte, torna-se um exercício a ver o que somos capaz de poupar, se forem decididos em mudar e atingir a estabilidade financeira vão ver que conseguem obter grandes poupanças que anteriormente nem imaginavam.

 

O importante é agir sempre com espírito de poupança :)

Contacto

Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.