Pudim de pão
Hoje dia 10 de Junho, dia de Portugal deixo uma receitinha para adoçar a boca.
Podem sempre aproveitar este feriado para fazer esta receita e aproveitar os pães que sobraram do fim de semana.
Eu quando não se gasta o pão todo coloco-o logo no congelador dentro de uma saca de papel, aquelas que trazem o pão da padaria, assim nem apanha gelo, se sei que não vamos comer no dia seguinte guardo logo fresquinho para quando o retirar esteja bom para comer.
Quando temos pão já duro, ou quando começa a acumular a mais no congelador, esta é uma excelente receita para o aproveitar.
Ora vamos então aos ingredientes:
1 litro de leite
4 pães (carcaças)
200g de açúcar + açúcar para o caramelo
6 ovos
casca de 1 limão
1 pau de canela
Modo de preparação:
Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela. Entretanto na forma que irão fazer o pudim, eu utilizo uma de chaminé, colocar açúcar e um pouco de água para fazer o caramelo, ir mexendo de vez em quando e retirar quendo estiver caramelo, cuidado para não escurecer de mais.
Depois do leite fervido, retirar a casca do limão e o pau de canela e juntar ao pão que já deve estar um desfeito em pedaços, adicionar as 200g de açúcar e os ovos e misturar tudo muito bem.
Barrar bem a forma com o caramelo e deitar o preparado.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos, num tabuleiro com um pouco de água, ou seja em banho-maria.
Também podem fazer na panela de pressão cerca de 20 minutos após começar a "ferver", também em banho-maria, claro, fica é mais branquinho.
Custo: 1,95€
Por pouco que nem uma fatia sobrava para a foto.
Bom apetite :)