Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Seg | 07.07.14

Caldo Verde

Rosa Cristiana*

 

 

Hoje, está um dia um pouco melhor, mas o fim de semana não esteve nada, muita chuva e frio, onde sabe sempre bem uma sopinha para aquecer a alma. No verão não comemos tanta sopa como no inverno, mas tento ter todas as semanas uma sopinha para comer antes da refeição, por isso hoje temos uma sopa tradicional portuguesa e que cá em casa gostamos muito: Caldo Verde.

 

Não sei esta é ou não a recita "oficial" mas foi a que a minha mãe me ensinou e faço sempre assim e ficam bem boa.

 

Ingredientes:

4 ou 5 batatas

cerca de 6 folhas de couve galega

1 chouriço (desta vez usei corrente)

Sal e cubo de caldo de carne (caseiro de preferência)

 

Modo de preparação:

É uma sopa de preparação muito fácil e rápida, não tem grande dificuldade. É só descascar as batatas, partir em pedaços e levar a cozer em água, o facto de colocarem mais ou menos, mais ou menos batatas é que varia um pouco depois na consistência do creme, nós cá gostamos dele um pouco para o espesso, há quem goste dele mais aguado, nesse caso ou colocam menos batatas ou mais água. Levar a cozer as batatas com sal, assim que estiverem cozidas triturar bem até ficar em creme, neste passo é mais fácil verificar a consistência do creme e aí decidem se colocam mais água ou deixam mais espesso. Entretanto a couve já deve estar partida, eu nem sempre utilizo couve galega, também utilizo outras que a minha mãe tenha no quintal e que me pareçam boas, tem ficado sempre bom, para cortar, enrolamos bem as folhas de couve e depois cortamos finamente para caldo verde, há quem utilize uma máquina própria para cortar, eu não tenho nem acho propriamente necessário. Depois lavamos a couve e assim que o creme começar a ferver adicionamos, colocamos também o chouriço para cozer.

Passados uns minutos retiramos o chouriço, sendo chouriço corrente é apenas uma fervura, se for outro tipo deve estar mais tempo para cozer. Devemos então retificar temperos e adicionar o caldo de carne.

Depois da couve cozida adicionar a chouriça em rodelas e servir bem quentinha :)

 

Custo: Bem tendo em conta que as batatas e couves são caseiras, apenas contabilizo o chouriço que desta vez foi comprado, ficou por 0,45€, quando utilizo também chouriço caseiro é uma sopinha a custo zero, para quem tenha que comprar ficará por 0,90€.

 

Bom apetite :)

 

Contacto

Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com