Bolo de bacalhau com azeitonas
Tenham algum cuidado em fazer refeições especiais para o J. levar para o trabalho, uma vez que não tem como aquecer a comida torna-se mais complicado, por isso as refeições frias são as mais práticas.
Quando vi esta receita no blog Cinco Quartos de Laranja soube logo que tinha que experimentar, fiz umas pequenas alterações e utilizei sobras de bacalhau, já sabem que cá em casa aproveitamos sempre as sobras.
Ingredientes:
sobras de bacalhau assado
4 ovos
1/2 copo de leite
1 colher (sopa) de azeite
1 iogurte grego natural (125g)
250 g de farinha
1 colher (chá) de fermento
1 mão cheia de azeitonas às rodelas
1 raminho de salsa picada
piri-piri
Modo de preparação:
Como o bacalhau já tinha alguma gordura por ter guardado também um restinho do azeite do assado junto, quase eliminei a gordura.
Bati bem os ovos e adicionei o azeite e o leite, alternando também com a farinha, fui batendo sempre até estar tudo incorporado, juntei o iogurte grego e bati novamente, depois adicionei o bacalhau, as azeitonas e a salsa picada, misturar muito bem e temperar de piri-piri e sal caso necessário, como já eram sobras apenas pus um pouco de piri-piri.
Untei uma forma com manteiga e polvilhei com farinha e levei a cozer durante cerca de 40 minutos a 180ºC, verifiquei com um palito quando estava cozido.
Podem servir com uma salada, nós comemos sem salada, acompanhado de uma sopinha. Não se esqueçam que se levarem salada para o trabalho devem levar os temperos à parte para não "cozer" os legumes.
Aqui está ele na marmita para o J. levar para o trabalho :)
Custo: Tendo em conta que o bacalhau são sobras esta receita fica por cerca de 0,60€.
Ficou muito saboroso e é uma boa forma de reutilizar as sobras, mais uma :)
Bom apetite :)