Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sex | 21.12.12

Prendas de Natal a custo zero

Rosa Cristiana*

O Natal está quase há porta, mas há pessoas que ainda não fizeram todas as suas compras para as prendas de Natal, umas por falta de tempo, outras por não saber o que oferecer e outras, talvez muitas infelizmente, por falta de dinheiro.

 

Mas não temos dinheiro para comprar prendas podemos sempre oferecer prendas que não custam nada ou quase nada :)

 

Oferecer vales

Desta vez não falamos de vales de desconto, mas sim vales feitos por vocês com ofertas para o seu destinatário. Como por exemplo, um vale para um jantar de amigos em vossa casa, um vale de um dia para ajudar nas tarefas domésticas, um vale de um dia para ficar com os filhos dos seus amigos ou familiares, ou numa área mais afectiva, um vale de beijinhos e/ou abraços para os filhos ou marido / namorado. E assim quando a pessoa pretender poderá quebrar-se dos vales, uma prenda a custo zero que de certeza quem a receber vai ficar contente. Podem fazer vários vales e agrupá-los em "livrinhos" colocá-los numa caixa ou para familiares mais próximos e para as crianças, espalhá-los por vários sítios e fazer um jogo para eles os encontrarem :)

 

Uma carta ou postal

Basta pegar numa folha ou num pequeno pedaço de cartolina ou reutilizar algum pedaço de cartão que ia a caminho da reciclagem e escrever o que sente pela pessoa, as saudades, as aventuras que já viveram juntos e planos para novos momentos juntos. Podem escrever uma carta de amor ao vosso mais que tudo ou escrever apenas um postal de Natal à tia e aos primos que não vêm à quase um ano. Podem personalizar os cartões com recortes de panfleros, revistas, jornais, é só dar asas à imaginação e importa a intenção :)

 

O livro de receitas da família

Quantas vezes as primas vos perguntaram como fizeram aquele bolo que estava tão bom, vos pedem uma receita e outra e mais outra. Se tiverem as receitas da vossa avó, ou aquelas receitas que fazem parte já da família e que passam e pais para filhos, porque não compilá-las num livro e oferecer àquelas primas e tias que não as têm? Podem fazer um livrinho com várias folhas recortadas ao meio ou em 4 e depois juntá-las com um fio de lá, de forma artesanal, podem escrever à mão ou então a computador, depende da imaginação e das possibilidades.

 

Bombons caseiros

Esta sujestão não é bem a custo zero, mas quase. Basta comprar uma tablete de chocolate, derreter e depois juntar frutos secos que até terão em casa, como avelãs, nozes, amêndoas, entre outros, há imensas possibilidades. Derreter o chocolate e colocar num tabuleiro ou em cima de papel vegetal com uma colher pequenos montinhos, colocar os frutos secos em cima e deixar arrefecer e solificar. Estes são os bombons mais artesanais. Ou então, podem também optar por fazer apenas bombons com o chocolate apenas, colocando em formas de gelo com imagens divertidas que animarão as crianças e adultos.

 

Biscoitos em frascos

Apesar de ter algum custo, podemos fazer biscoitos com coisas simples que temos em casa, como por exemplo cacau, manteiga, farinha e açúcar e temos uns biscoitos de cacau ou apenas fazer umas bolachinhas de manteiga. Depois de fazer os biscoitos coloque-os em frascos que pode ter em casa reutilizados de outras coisas, ou que tal colocar naquela jarra que nunca dá uso? Ou na lata que ficou do tomate pelado ou das salsichas? Basta forrá-la com um papel colorido, colocar as bolachinhas lá dentro e selar bem com película aderente.

 

Uma visita ou um passeio

Qual foi a última vez que visitou aquela tia que vive longe? Faça uma visita, dedique algum do seu tempo à família ou amigos que já não vê à imenso tempo. E se sabe que gostam de passear, principalmente as pessoas mais idosas, vá com elas num passeio a um jardim, é uma prenda de Natal que será gratificante :)

 

Uma caixa especial

Uma prenda muito original e muito fácil de fazer é pegar numa caixa, pode ser de sapatos, por exemplo, se quiser pode forrá-la com um papel mais bonito e colar-lhe um espelho e depois do outro lado escrever "Este é o homem/mulher da minha vida", ou outra mensagem que pretenda, simples e original :)

 

Um dia de liberdade para as crianças

Uma boa ideia para quem tem filhos pequenos e não só, é dar-lhes um dia em que possam fazer o que quiserem, em que podem brincar, comer apenas Nestum ao jantar, em que a mãe não vai ralhar nem perguntar se já fizeram os trabalhos da escola. Dê-lhes liberdade, desde que não corram perigo, claro.

 

Um livro em aúdio

Todos os dias à noite o vosso filho vos pede para ler aquele livro, o seu preferido, sempre o mesmo livro, não se cansa de ouvir vezes sem conta a mãe ou pai a ler. Então e se fizerem uma gravação a ler esse livro e lho oferecerem? Assim vai poder ouvir a toda a hora e sempre que quiser :)

 

Bem estas são apenas algumas sujestões, dependendo da pessoa em questão e dos seus gostos as escolhas são muitas. É só dar asas à imaginação.

 

E quem disse que não se podia dar prendas sem gastar?

 

Um FELIZ NATAL!

Contacto

Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.