Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Seg | 08.10.12

Marmelada caseira

Rosa Cristiana*

É com grande alegria que recordo os velhos tempos na escola primária, em que fazíamos marmelada numa panela grande onde punhamos marmelos e açúcar com a ajuda dos professores, e depois vendíamos a 100 escudos cada tigela. Tigelas essas que ainda hoje conservo algumas.

 

Com o meu gosto pela cozinha, sempre tive vontade de fazer a minha marmelada caseira, porque é mais natural, mais saborosa e mais económica ainda, e também me permite recordar os velhos tempos :)

 

Foi este ano que tive a oportunidade de arranjar marmelos caseiros e fiz a minha marmelada, e até usei duas das tigelas dos tempos da primária :)

 

A receita é simples e rápida.

 

Ingredientes:

- 1 kg de marmelos partidos em cubos, limpos de sementes, mas com casca

- 750 g de açúcar

- 0,5 dl de água

 

Inicialmente lavam-se bem os marmelos, para limpar o pêlo. Depois limpam-se as sementes e possíveis manchas na casca que possam ter, mas não se descascam. Partem-se em cubos grandes. Para eles não escurecerem logo coloquei numa taça com água e sumo de limão enquanto os arranjava.

Depois coloca-se na panela de pressão os marmelos, o açúcar e a água. Leva-se ao lume, sem colocar a tampa, mexendo com uma colher de pau até o açúcar derreter e se formar algum líquido na panela. Depois mexemos e envolvemos bem, tapando posteriormente a panela de pressão.

Quando começar a ferver (o "apito" a girar) contamos 15 minutos, sempre em lume brando, depois desliga-se o lume e deixamos sair a pressão. De seguida é só abrir a panela, triturar com a varinha mágica e com uma colher colocar em tacinhas, que aguentem o calor.

 

Normalmente as receitas de marmelada indicam 1kg de marmelos para 1 kg de açúcar, mas eu utilizei apenas 750g e acho que é suficiente. Antigamente utilizavam esta porção de açúcar porque o mesmo ajuda a conservar a marmelada, mas como agora temos outras formas de conservar, não considero necessário tanto açúcar.

 

 

Se fizerem muita marmelada e quiserem conservar durante mais tempo têm duas hipóteses. Depois de fria, pincelar com um pouco de aguardente e cobrir com papel vegetal, cortado à medida da tacinha, não, não fica a saber à aguardente depois. Ou então congelá-la, segundo experiências de amigos ela não altera em nada a sua consistência, por causa da grande quantidade de açúcar, quando quisermos comer é só retirar umas horas antes para descongelar e pronto :)

 

Gostei imenso de fazer marmelada caseira, tem um sabor mais natural e é bastante económica assim, é uma experiência a repetir com certeza :)

 

Custo: Para mim a receita custou 2,20€, fiz 3 kg de marmelos com 2 kg de açúcar. Rendeu marmelada equivalente a 10 tacinhas de marmelada iguais às de compra.

 

 

A LEI DA ATRAÇÃO

 

Contacto

Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com

17 comentários

Comentar post