Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
15
16
17
23
24
28
29
30
31
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

04
Mar
13

Eu já tinha provado deste doce, e achei ainda melhor que o de abóbora com nozes, então como a minha mãe tinha umas abóboras porqueiras decidi fazer e será para repetir quando houver mais abóboras.

 

Ingredientes:

- 1 kg de abóbora porqueira

- 750 g de açúcar

- 1 pau de canela

 

Modo de preparação:

Descascar a abóbora e desfazer o máximo que conseguirmos em fios, a restante cortar em tiras pequenas. Lavar e secar bem a abóbora com um pano. Colocar no tacho em camadas alternadas com o açúcar e juntar o pau de canela.

Levar a lume médio mexendo com alguma frequência até que a abóbora esteja desfeita e até fazer ponto de estrada, ou seja, ao retirarmos um pouco de doce para um prato, de preferência frio, e passar uma colher ele abre uma estrada.

 

Depois colocar o doce em frascos previamente esterilizados (eu costumo ferver num tacho com água junto com as tampas, só as de metal), encher bem, tampar e virar "de patas ao ar", pode-se colocar em posição normal depois de frios, desta forma o doce apanha vácuo e não apanha bolor.

Aconselho a gastar primeiro os frascos que tenham tampas de plástico, caso usem, porque não vedam tão bem e poderão apanhar bolor.

 

Custo: Pois bem, eu tinha cerca de 4 kg de abóbora, a que juntei 3 kg de açúcar e 3 paus de canela. Tive a oportunidade de fazer ao lume e assim não gastei gasta. Contabilizo um custo de 4,50€, uma vez que a abóbora é caseira, e vejam só quantos frascos rendeu...

 

 

Notas:

- Este tipo de abóbora não se encontra à venda nos supermercados, pelo menos nunca vi, por isso para fazer este doce apenas têm que usar abóbora caseira, oferecida ou comprada.

- Os frascos depois de abertos devem ser guardados no frigorífico para não correr o risco de ganhar bolor.

 

Fica muito saboroso e cá em casa é o dos poucos que o namorado gosta, por isso vai ser para repetir.

 

Acompanhado com um queijinho de cabra, também caseiro ainda melhor :)

 

publicado por Rosa Cristiana* às 09:06

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO