Doce de abóbora porqueira
Eu já tinha provado deste doce, e achei ainda melhor que o de abóbora com nozes, então como a minha mãe tinha umas abóboras porqueiras decidi fazer e será para repetir quando houver mais abóboras.
Ingredientes:
- 1 kg de abóbora porqueira
- 750 g de açúcar
- 1 pau de canela
Modo de preparação:
Descascar a abóbora e desfazer o máximo que conseguirmos em fios, a restante cortar em tiras pequenas. Lavar e secar bem a abóbora com um pano. Colocar no tacho em camadas alternadas com o açúcar e juntar o pau de canela.
Levar a lume médio mexendo com alguma frequência até que a abóbora esteja desfeita e até fazer ponto de estrada, ou seja, ao retirarmos um pouco de doce para um prato, de preferência frio, e passar uma colher ele abre uma estrada.
Depois colocar o doce em frascos previamente esterilizados (eu costumo ferver num tacho com água junto com as tampas, só as de metal), encher bem, tampar e virar "de patas ao ar", pode-se colocar em posição normal depois de frios, desta forma o doce apanha vácuo e não apanha bolor.
Aconselho a gastar primeiro os frascos que tenham tampas de plástico, caso usem, porque não vedam tão bem e poderão apanhar bolor.
Custo: Pois bem, eu tinha cerca de 4 kg de abóbora, a que juntei 3 kg de açúcar e 3 paus de canela. Tive a oportunidade de fazer ao lume e assim não gastei gasta. Contabilizo um custo de 4,50€, uma vez que a abóbora é caseira, e vejam só quantos frascos rendeu...
Notas:
- Este tipo de abóbora não se encontra à venda nos supermercados, pelo menos nunca vi, por isso para fazer este doce apenas têm que usar abóbora caseira, oferecida ou comprada.
- Os frascos depois de abertos devem ser guardados no frigorífico para não correr o risco de ganhar bolor.
Fica muito saboroso e cá em casa é o dos poucos que o namorado gosta, por isso vai ser para repetir.
Acompanhado com um queijinho de cabra, também caseiro ainda melhor :)