Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
16
21
22
23
24
26
28
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

20
Fev
14

Hoje trago uma receita muito simples mas deliciosa, é uma receita de torta simples, que pode ser recheada com o que quisermos, compota, Nutella, chocolate derretido, leite condensado, entre outros, eu optei por compota.

 

Esta é uma receita que a minha mãe disse que desde sempre fazia, principalmente quando tinha muitos ovos e queria gastar fazia mais que uma torta ou uma torta grande :) Já andava à muito tempo para experimentar mas nunca me tinha apetecido e a experiência foi logo a dobrar.

 

Ingredientes:

6 ovos

6 colheres (sopa) de açúcar

6 colheres (sopa) de farinha

recheio (utilizei compota)

 

Modo de preparação:

Separar as gemas das claras, e bater as gemas com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar a farinha e misturar muito bem. Bater as claras em castelo e juntar cuidadosamente ao preparado anterior.

Untar um tabuleiro com manteiga, forrar com papel vegetal e voltar a untar o papel com manteiga, é importante o uso do papel vegetal e barrar bem a forma, para que depois a torta desenforme bem.

Deitar o preparado no tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 10 a 15 minutos, até a torta estar douradinha.

Depois de cozida deitar a torta para cima de um pano de cozinha previamente polvilhado com açúcar, o açúcar é opcional e barrar com o recheio, eu deixei arrefecer um pouco antes de colocar a compota. Depois enrolar cuidadosamente com a ajuda do pano, de forma a que ela não parta e deixar arrefecer, passar depois para um prato de tortas para servir :)

 

Como tinha muitos ovos e o interesse era mesmo gastá-los antes que se estragassem, aproveitei e fiz a receita a dobrar, fazendo assim duas tortas, uma recheei com doce de abóbora e outra com doce de morango.

Entretanto também já fiz outra num outro dia e recheei com um creme de chocolate e avelã, que já andava há muito tempo no frasco sem ninguém comer, foi a altura ideal para o gastar e também ficou deliciosa :) Podem também utilizar chocolate de culinária, levar a derreter em banho-maria ou no microondas, juntar um pouco de natas, formando uma espécie de ganache e rechear a torta com ela.

 

Esta é uma receita simples e rápida de fazer, com a mesma receita, podem utilizar dois tabuleiros iguais, rechear uma e depois sobrepor a outra massa sem enrolar, formando assim um bolo simples e rápido que se levar uma bonita cobertura se pode transformar até num bolo de aniversário muito simples, rápido e económico :)

 

Custo: Como os ovos e o doce era caseiro, contabilizando apenas a farinha e o açúcar a receita fica por menos de 0,20€. Quem tiver que comprar os ovos terá um custo de 0,80€.

 

Bom apetite :)

 

Cá estão as minhas tortas :)

 

Com doce de abóbora

 

Com doce de morango

 

publicado por Rosa Cristiana* às 09:55
mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO