Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
22
23
24
25
27
28
29
30
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

26
Set
16

Todos os anos a minha mãe costuma ter muitos tomates, por isso como aqui em casa nada se estraga, tudo se aproveita as receitas para aproveitar tomates são muitas.

IMG_7203-tile.jpg

Este ano a produção de tomates foi mais pequena, mas deu ainda para guardar alguns para ir utilizando durante o ano.

Assim se têm muitos tomates para aproveitar não os deixem estragar, isso é que não, as utilizações são variadas para utilizar na hora, como em saladas, quando não estão muito maduros, em refogados, simples com massa, em molhos, etc etc, aqui ficam as minhas sugestões:

Doce de tomate - Talvez a receita mais conhecida para aproveitar tomates, inicialmente estava reticente em fazer este doce pois achei que cá em casa ninguém iria gostar, pois bem que me enganei, desapareceu num ápice, ficou uma verdadeira delícia.

Polpa de tomate caseira - Uma excelente forma de aproveitar também muitos tomates, podem conservar congelando em taças ou frascos, ou se fizerem a pasteurização caseira, fervendo os frascos (depois de bem esterilizados e já com a polpa de tomate, bem fechados) numa panela com água até cerca de 3/4 do frasco, durante cerca de 15 minutos, deixando depois arrefecer na mesma panela, podem guardar num local fresco e seco durante algum tempo.

Molho de tomate para pizza - Uma receita muito semelhante á polpa de tomate, mas especialmente para molho de pizza, pode ser conservado também conforme referi acima.

Congelando os tomates inteiros - a forma mais básica de conservar os tomates, quando se tem espaço para isso, depois são muito fáceis de cascar congelados para serem adicionados normalmente nas comidas.

Congelando os tomates em covetes ou pequenas taças - Podem ser congelados partidos em pequenos pedaços ou triturados com a varinha mágica, quando o tempo não dá para mais e o espaço também não dá para os guardar inteiros.

Molho fresco de tomate - Fazer um molho com tomate sem recorrer a nenhum refogado, que pode ser adicionado a massas imediatamente depois de feito ou depois de descongelado, as utilizações são várias. Tomate fresco e óregãos são os ingredientes principais, uma excelente forma de arranjar o tomate de forma fácil e rápida é cortar os tomates ao meio e com a ajuda de um ralador, ralar o tomate até ficar apenas a casca.

Tomate seco - É uma receita que nunca fiz, mas podem encontrar aqui uma receita que me pareceu muito fácil.

E vocês conhecem mais alguma forma de aproveitar tomates? Quais as que mais utilizam?

publicado por Rosa Cristiana* às 12:10
De Xana a 7 de Outubro de 2016 às 14:19
Ola. Alguem sabe se o continente ainda oferece o bolo no dia de anos? Obrigado

mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO