Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

09
Jul
12

Alguns leitores me pedem ajuda como controlar as despesas mensais e como conseguir chegar ao final do mês com saldo positivo, muitos se queixam que chegam a meio do mês já com o dinheiro contado e que não chega para as despesas.

 

Se estamos a gastar mais que aquilo que ganhamos é preciso cortar despesas, para conseguir controlar as despesas e ver onde cortar o primeiro passo é registar todos os dias as despesas daquele mês, todas mesmo, desde um simples café, a uma consulta médica ou um jantar fora com amigos.

  

Em cada parcela apontar em que é que foi gasto aquele dinheiro, para depois no final do mês se verificar no que podemos cortar, é preciso ser selectivo e cortar com todos os pequenos luxos, principalmente em casos de endividamento.

 

Depois todos os meses devemos registar as despesas para ir controlando os valores e verificar se não há nada que está a escapar, quando perceberem que já conseguem ver o valor médio das despesas mensais em cada parcelas das despesas mensais, um valor para o crédito, outro para o condomínio, um valor para combustíveis, outro para compras, nessa altura o melhor é fazer um orçamento familiar e tentar todos os meses ficar abaixo desse valor ou pelo menos não ultrapassar os valores estipulados no orçamento.

 

No mês que ultrapassarmos alguma despesa devemos descontar no mês seguinte, torna-se um exercício a ver o que somos capaz de poupar, se forem decididos em mudar e atingir a estabilidade financeira vão ver que conseguem obter grandes poupanças que anteriormente nem imaginavam.

 

O importante é agir sempre com espírito de poupança :)

publicado por Rosa Cristiana* às 08:40
mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO