Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Dicas para poupar

As melhores dicas para poupar no seu dia-a-dia Se gostar, comente :)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Seg | 31.10.16

Dia Mundial da Poupança - A arte de não gastar

Rosa Cristiana*

No Dia Mundial da Poupança não podemos deixar de falar em poupar, mas poupar não é apenas comprar produtos com desconto, é essencialmente a arte de não gastar.

Muitas vezes para começar a poupar precisamos de ter algum auto controlo para não gastar, é um ponto muito importante para conseguir juntar algumas poupanças, para um novo projecto, para uma nova aquisição ou simplesmente para um fundo de emergência, aqui ficam algumas dicas desta arte de não gastar:

Refeições - Reduzir ou eliminar o gasto em almoços fora de casa, levando a marmita para o trabalho, as opções de excelentes refeições são muitas, além de mais barato é também mais saudável, algumas aqui no blog.

O mesmo se aplica ao pequeno almoço ou lanche, se levarmos de casa além de mais saudável fica muito mais económico.

Reduzir ou eliminar o consumo de café fora de casa, outro gasto em que podemos simplesmente não gastar.

 

Livros - Fazer troca de livros ou fazerem uma visita à Biblioteca Municipal em vez que comprar, além de poderem destralhar alguns que têm em casa, podem também conhecer a enorme variedade de livros que podem ler na Biblioteca Municipal e é sempre uma mais valia também conhecer as atividades que lá são desenvolvidas.

Podem ainda aceder a vários livros online gratuitamente, como por exemplo:

Biblioteca Nacional Digital

Bibliotrónica Portuguesa

Biblioteca Online Aúdio

Le Livros (principalmente PT Brasil)

 

Filmes e DVD's - Podem também fazer troca de DVD's originais que tenham por outros, ver filmes dos canais nacionais, ou gravá-los, e também a opção de filmes e séries em sites de streaming gratuitos, nada de pirataria.

 

Reciclar e reutilizar artigos que à primeira vista já não têm utilidade mas que podem ser transformados em objetos de decoração ou artigos muito úteis, pode ir de trabalhos manuais, a costuras e afins, a imaginação é o limite.

 

A arte de não gastar pode incidir no que quisermos dependo da situação de cada um e para evitar situações de endividamento.

Até breve e boas poupanças.

Contacto

Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com