Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

06
Jan
15

Finalmente estou de volta, hoje com uma receitinha do Natal :)

Antes de mais, um Feliz 2015 para todos

A primeira vez que vi esta receita soube que a teria que fazer, o primeiro passou por comprar manteiga de amendoim, aproveitei uma promoção a 2,99€ no LIDL, uma embalagem de 500g, no entanto depois estavam em falta as pepitas de chocolate, as que há à venda nos hipermercados são um pouco carotas, então andei sempre á espera de novas oportunidades.

Entretanto o Natal aproximava-se e esta era uma das receitas que eu gostava de fazer para ofertas, por isso decidi arriscar, com pequenas alterações.

Ingredientes:

- 100g de margarina à temperatura ambiente

- 150g de manteiga de amendoim

- 120g de açúcar branco

- 100g de açúcar amarelo

- 2 ovos

- 300g de farinha 

- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

- 1 colher (chá) de fermento em pó

- 250g de pepitas de chocolate (utilizei chocolate de leite em tablete)

 

Modo de preparação:

Comecei por bater a margarina, a manteiga e os açúcares até ficar uma mistura homogénea. Depois adicionar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.

Juntar depois a farinha, o bicarbonato e o fermento em pó e misturar tudo muito bem, eu utilizei uma colher de pau e fui misturando lentamente, depois de toda a farinha absorvida, juntar finalmente as pepitas de chocolate, como utilizei chocolate em tablete, piquei o chocolate antes com uma faca. Fiz estas bolachas e na segunda vez, fiz uma experiência nova com chocolate branco, o preferido cá de casa e outras sem chocolate, também foram aprovadas :) Por isso as opções são muitas.

Depois de misturadas as pepitas de chocolate (ou chocolate partido), levar a massa ao frigorífico durante cerca de 15 minutos para endurecer um pouco e ser mais fácil moldar.

Com as mãos vamos moldando pequenas bolinhas, que depois dispomos bastante separadas num tabuleiro forrado apenas com papel vegetal, não é necessário untar. Convém que sejam um pouco separadas, porque as bolas vão abrir um pouco e depois podem ficar as bolachinhas agarradas. Também não é necessário espalmar, elas abrem por elas.

Levamos então ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, as bolachas vão estar um pouquinho moles mas não convém deixar mais tempo porque depois ficarão muito duras, retiramos o tabuleiro do forno e deixamos arrefecer um pouco, depois com a ajuda de uma espátula retirar as bolachas e colocar sobre uma rede ou grelha até arrefecerem. Depois basta guardarmos no frasco ou latinha das bolachas, ou simplesmente colocar em saquinhos e fechar para oferecer.

Na segunda fornada, deixei a massa no frigorífico de um dia para o outro, por falta de tempo para fazer as bolachas, mesmo tapada com película aderente a massa ficou um pouco mais durinha, assim sendo as bolachas ficarão mais com uma consistência de biscoito, um bocadinho mais durinhos, mas também muito bons, nesse caso fiz alguns com chocolate branco e outros sem chocolate, por isso temos dois em 1, bolachas e biscoitos de chocolate, para biscoitos devemos deixar mais tempo a massa a repousar no frigorífico.

Aqui ficam os meus bolinhos, antes e depois de sair do forno, já a secar numa rede, no frasco e também alguns saquinhos para oferta. A última foto é dos biscoitos da última fornada.

IMG_8414-tile.jpg

Espero que gostem, esta pode ser uma receita para oferta ou mesmo para comer no dia-a-dia, mas com muita moderação 

Bom apetite e um bom ano 

publicado por Rosa Cristiana* às 09:24
mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO