Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
21
22
28
29
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

10
Set
13

Depois do sucesso que fizeram cá em casa os croquetes de carne, foi a vez de fazer uns croquetes de peixe. Como andavam pelo congelador duas postas de peixe vermelho que já não dariam uma refeição foi a solução que encontrei para os usar, bem como um resto de delícias do mar também, uma vez que pretendia descongelar o congelador antes do fim das férias.

 

Estes até os fiz num dia que fui almoçar a casa da minha mãe, levei já os ingredientes todos e fiz lá estes croquetes, que foram acompanhados por um arrozinho de cenoura e ervilha (a ervilha também estava no congelador, foi tudo para aproveitar :)

 

Ingredientes:

1 embalagem de atum Pitéu Económico (corresponde a duas latas de atum)

sobras de peixe (neste caso duas postas de peixe vermelho)

4 delícias do mar

1 cebola

1 raminho de salsa

3 colheres (sopa) manteiga (usei margarina)

15g de farinha

100 ml de leite

1 folha de louro

farinha, ovo e pão ralado caseiro para panar

óleo para fritar

 

Modo de preparação:

Primeiro levei o peixe a cozer num pouco de água com sal. Entretanto coloquei as delícias do mar partidas na picadora, piquei grosseiramente a salsa e juntei, desfiei também o peixe, depois de cozido, retirando todas as peles e espinhas e piquei tudo na picadora. Neste caso, o atum nem passei pela picadora, apenas desfiz bem e juntei com o restante peixe.

Depois preparei os croquetes exactamente como fiz nos de carne, levei a cebola picada a refogar na margarina, com a folha de louro, assim que refogou acrescentei a farinha e mexi muito bem até ficar uma mistura homogénea e sem grumos, acrescentei o leite misturando bem, de seguida adicionei o peixe e envolvi tudo muito bem até a mistura começou a desagarrar do tacho. Retirei a folha de louro.

Deixei arrefecer um pouco e moldamos os croquetes, eu moldei em bolinhas porque é mais fácil e rápido.

Passar depois por farinha, por ovo e pelo pão ralado e levar a fritar em óleo bem quente.

 

Servi com arroz de cenoura  e ervilhas :)

 

O J. que gosta pouco de peixe até disse, estes ainda ficaram melhores que os outros, aprovadíssimos portanto :)

 

Esta receita também pode ser bastante útil quando sobram restos de peixe assado ou frito que já não sabe bem comer frio, basta desfiar o peixe e juntar os restantes ingredientes caso pretendam, podem também desfiar o peixe e congelar, quando tiverem suficiente para os croquetes, mãos a eles :)

 

Custo: Para mim teve um custo de 1,25€ uma vez que o atum foi comprado numa promoção e o peixe também. Os restantes ingredientes são quase todos caseiros, rendeu cerca de 20 croquetes bem bonitinhos :)

 

Bom apetite :)

 

 

publicado por Rosa Cristiana* às 11:26
mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO