Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
20
21
23
27
28
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

08
Out
12

É com grande alegria que recordo os velhos tempos na escola primária, em que fazíamos marmelada numa panela grande onde punhamos marmelos e açúcar com a ajuda dos professores, e depois vendíamos a 100 escudos cada tigela. Tigelas essas que ainda hoje conservo algumas.

 

Com o meu gosto pela cozinha, sempre tive vontade de fazer a minha marmelada caseira, porque é mais natural, mais saborosa e mais económica ainda, e também me permite recordar os velhos tempos :)

 

Foi este ano que tive a oportunidade de arranjar marmelos caseiros e fiz a minha marmelada, e até usei duas das tigelas dos tempos da primária :)

 

A receita é simples e rápida.

 

Ingredientes:

- 1 kg de marmelos partidos em cubos, limpos de sementes, mas com casca

- 750 g de açúcar

- 0,5 dl de água

 

Inicialmente lavam-se bem os marmelos, para limpar o pêlo. Depois limpam-se as sementes e possíveis manchas na casca que possam ter, mas não se descascam. Partem-se em cubos grandes. Para eles não escurecerem logo coloquei numa taça com água e sumo de limão enquanto os arranjava.

Depois coloca-se na panela de pressão os marmelos, o açúcar e a água. Leva-se ao lume, sem colocar a tampa, mexendo com uma colher de pau até o açúcar derreter e se formar algum líquido na panela. Depois mexemos e envolvemos bem, tapando posteriormente a panela de pressão.

Quando começar a ferver (o "apito" a girar) contamos 15 minutos, sempre em lume brando, depois desliga-se o lume e deixamos sair a pressão. De seguida é só abrir a panela, triturar com a varinha mágica e com uma colher colocar em tacinhas, que aguentem o calor.

 

Normalmente as receitas de marmelada indicam 1kg de marmelos para 1 kg de açúcar, mas eu utilizei apenas 750g e acho que é suficiente. Antigamente utilizavam esta porção de açúcar porque o mesmo ajuda a conservar a marmelada, mas como agora temos outras formas de conservar, não considero necessário tanto açúcar.

 

Se fizerem muita marmelada e quiserem conservar durante mais tempo têm duas hipóteses. Depois de fria, pincelar com um pouco de aguardente e cobrir com papel vegetal, cortado à medida da tacinha, não, não fica a saber à aguardente depois. Ou então congelá-la, segundo experiências de amigos ela não altera em nada a sua consistência, por causa da grande quantidade de açúcar, quando quisermos comer é só retirar umas horas antes para descongelar e pronto :)

 

Gostei imenso de fazer marmelada caseira, tem um sabor mais natural e é bastante económica assim, é uma experiência a repetir com certeza :)

 

Custo: Para mim a receita custou 2,20€, fiz 3 kg de marmelos com 2 kg de açúcar. Rendeu marmelada equivalente a 10 tacinhas de marmelada iguais às de compra.

 

 

 

publicado por Rosa Cristiana* às 08:02
De Jorge Lourenço a 31 de Outubro de 2012 às 14:28
não constaste com o gaz que gastaste, lolol??
De Rosa Cristiana* a 3 de Novembro de 2012 às 07:37
Contabilizei, pois obtive o açucar com desconto. No entanto quem comprar a custo normal também não gastará muito em gás porque são apenas 15 minutos.
De Carlos Silva a 27 de Setembro de 2013 às 20:49
Experimentem juntar umas folhinhas de hortelã e 1 ou 2 pau de canela durante a cosedura...retirem-nos antes de triturar.. vão ver o espectáculo de sabor com que a marmelada fica...
De emanuela a 9 de Outubro de 2013 às 16:55
era mesmo desta marmelada assim castanhinha k eu keria a receita pois a minha fica sempre meia clarinha, pro amarelinha!!:) mas vou experimentar usar a minha panela de pressao e dp vou entao fazer.. esta delicia:)
obrigada!!
De J. Alberto a 30 de Setembro de 2014 às 00:00
Ficou dovinal. Parabens
De Jackie Chan a 5 de Dezembro de 2016 às 10:57
fds...
De La Vie en Chérie a 11 de Outubro de 2015 às 19:35
Há muitos anos que ajudo a minha avó na confecção de marmelada caseira. É sempre uma excelente ideia e fica bastante em conta. O que nós também fazemos é pedacinhos de marmelos em conserva, é económico e permite-nos apreciar esta fruta durante todo o ano.
De Rosa Cristiana* a 12 de Outubro de 2015 às 22:15
Obrigada pela sugestão :)
De José Alberto a 22 de Outubro de 2016 às 15:46
Só uma pequena dica:
- colher de pau e não colher de pão;
- lume brando e não lume branco.
De Rosa Cristiana* a 22 de Outubro de 2016 às 17:13
Obrigada pela correcção, realmente este post foi escrito já há alguns anos e tinha alguns erros que já corrigi.
De Antonio Santos a 2 de Novembro de 2016 às 17:34
Olá, ótimas receitas e dicas !
Aqui fica mais uma; Para quem faz a marmelada com marmelo descascado pode aproveitar as cascas e a parte interior quando retirou as pevides/sementes, é só cozer em lume brando cerca de 30min , (para cada 1kg de cascas/sementes adicionar cerca de 1,25 a 1,5 Lit de agua).

Para dicionar a quantidade de açucar, só pesar as cascas/sementes depois de cozidas e escorridas. Passar tudo pela peneira ou passe-vite , depois de ter só o caldo misturar cerca de 75% do peso em açucar, levar ao lume brande cerca de 5 minutos e depois retire e divida por taças de vidro com tampa. Fica uma geleia deliciosa e acaba por aproveitar mais do marmelo. Se nao tiver frascos de vidro, pode utilizar outros recepientes mas benéfico será sempre frascos devidamente esterilizados, com tampas mecânicas.

mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO