Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
14
15
16
21
22
25
28
29
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

06
Abr
12

Todos os anos na Páscoa é tradição fazer os folares. A minha mãe sempre fez, mas muitas vezes ela optava por não colocar os ovos na massa para ir ao forno, por isso fazia bolos simples em vez dos ditos folares.

 

Todos os anos metíamos as mãos na massa, deixar levedar e levar ao forno. Que já tinha levado lenha e estava bem quente.

 

Este ano, na casa nova, decidi fazer eu alguns bolos. A minha mãe fazia sempre uns 8 kg de farinha, mas eu diminui as quantidades:

 

Ingredientes:

- 2 kg de farinha

- 8 ovos

- 300 g de açúcar

- 75 g de fermento de padeiro

- 150 g de manteiga

- 1 limão

- canela q.b.

- sal q.b.

- cerca de 400 ml de água

 

Preparação:

Aquece-se a água quase até ferver. Depois divide-se por três tigelas, numa adiciona-se o sal e a manteiga. Noutra desfaz-se o açúcar e quando a água tiver arrefecido um pouco (que consigamos aguentar o dedo lá), desfazer também o fermento na água do açúcar.

Numa tigela grande colocamos a farinha e por cima a raspa do limão e um pouco de canela, mistura-se e abre-se uma cova, onde colocamos os ovos que já foram misturados, ou podem também ser colocados directamente na massa.

Amassa-se a farinha com os ovos, até estarem bem encorporados. Adiciona-se a água do sal e da manteiga e a água do açúcar e do fermento. Depois misturamos tudo amassamos bem, sovando a massa. Amassamos até ficar uma massa consistente e se desagarrar das mãos. A água da outra tigela pode ser adicionada enquanto amassamos se necessário, e adicionar também um pouco mais de farinha.

Depois de amassada a massa, polvilha-se a tigela em que amassámos, faz-se uma bola com a massa e deixa-se descansar tapada com um pano, num local ameno durante cerca de duas horas.

 

Depois da massa levedada corta-se a massa em partes e molda-se bolas do tamanho que se desejar.

 

Esta é a receita dos folares da minha mãe, chamei-lhe bolos, porque estes não levaram os ovos por cima.

 

Para fazer os folares, coze-se os ovos com cascas de cebola, para ganharem cor. Depois faz-se uma bola um pouco achatada, coloca-se os ovos e com um pouco de massa fazemos ficas para rodear os ovos e também para colocar por cima, cruzadas.

 

Espero que gostem :)

 

Com estes ingredientes consegui 6 bolos pequenos, do tamanho do da foto, por 2€, pois os ovos foram caseiros. Se contar ao preço dos ovos ficaria por 3,50€ :)

 

 

E vocês também se vão aventurar a fazer folares este ano?

 

Uma Páscoa Feliz!

publicado por Rosa Cristiana* às 18:23
De Paula a 17 de Março de 2016 às 19:16
Devem ser deliciosos !vou fazer 👍PÁSCOA FELIZ
De Rosa Cristiana* a 20 de Março de 2016 às 12:09
São mesmo :) Obrigada e uma boa Páscoa também para si :) está quase a chegar :)

mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO