Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
15
18
19
25
26
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

23
Jan
14

Diariamente tento fazer refeições saudáveis e ao mesmo tempo económicas e também rentabilizar os alimentos, mas sem contudo deixarmos de comer bem ou comer menos apenas para poupar, isso é uma questão que felizmente não preciso de ter, muito graças a todas as estratégias de poupança que vou partilhando e que me tem ajudado a manter o orçamento familiar estável e ainda conseguir poupanças todos ou quase todos os meses.

 

Assim, achei interessante quando consegui com 5 postas de bacalhau fazer 5 refeições, sem no entanto cortar na qualidade ou até mesmo na quantidade da comida, porque não sei se já referi anteriormente, mas nós somos apenas dois mas comemos bem, sim, não basta uma pequena sandes e um prato de sopa porque aí o J. iria ficar com fome, comemos bem e pronto.

 

Tirei as 5 postas com o objectivo de rentabilizar ao máximo mas também de gastar o resto do bacalhau que sobrava no congelador, tenho mais mas está no congelador da sogra e virá brevemente para nossa casa, foi comprado nas promoções do Natal a bom preço.

 

Assim, descongelei o bacalhau e preparei todo o bacalhau para fazer bacalhau com broa e cenoura, ou seja, fervi, desfiei e fiz o refogado com cebola, alho, azeite, louro e também acrescentei cenoura ralada, já é tradição e é uma boa forma de comermos legumes de forma despercebida. Ralar a cenoura e adicionar em várias comidas é uma boa forma de a dar às crianças sem que elas reclamem :) Depois juntei parte do bacalhau às batatas e couves do bacalhau com broa, podem ver aqui a receita, para perceber melhor.

 

Como também me sobraram algumas batatas cozidas, pensei logo que poderia fazer uns bolinhos de bacalhau e congelar, já há muito tempo que não faço e dão sempre jeito para aqueles dias em que chegamos mais tarde a casa ou que não apetece cozinhar. Fiz também uns bolinhos de bacalhau e ainda sobrou um pouquinho do bacalhau, que já era muito para os bolinhos e que congelei numa tacinha para receitas futuras, de qualquer forma sozinho não dará para nada, mas com outros restos de bacalhau dará uma refeição ou mais.

 

Temos então:

3 refeições de bacalhau com broa e cenoura, uma vez que deu para nós jantarmos um dia, para o J. levar no dia seguinte para o trabalho e ainda deu para mais um jantar dos dois :)

2 refeições de pastéis de bacalhau, os pastéis que rendeu dão perfeitamente para o jantar de um dia os dois e para o almoço do J. no dia seguinte e como já referi não comemos pouco :)

 

As postas de bacalhau eram de tamanho médio, havendo uma que era a parte do rabo e que rende menos, mesmo assim consegui fazer render bastante. Se fosse apenas para uma pessoa é possível conseguir 10 refeições, também depende se comem mais ou menos.

 

Alguns dias da semana também junto uma sopinha para acompanhar, o que além de saudável sempre pode ajudar na poupança. O ideal é ter sempre sopa caseira de preferência com muitos legumes, saudável, nutritiva e económica.

 

Bom, fotografias não tenho, porque entretanto já tínhamos comido quando me apercebi do interesse que poderia ter, no entanto ainda tirei fotografia a alguns bolos de bacalhau que estavam no congelador.

 

Estes serão uns bolos de bacalhau um pouco diferentes uma vez que o bacalhau também já tinha cenoura, mas são à mesma muito bons :)

 

 

E assim se poupa {#emotions_dlg.sol}

publicado por Rosa Cristiana* às 10:50
De 4sapos a 23 de Janeiro de 2014 às 16:32
é uma gestão parecida com a minha, sendo nós quatro bocas, que comem não muito. de cada vez. A bimby veio muito ajudar esta gestão.
De Bacalhau a 15 de Fevereiro de 2014 às 12:44
O bacalhau tornou-se num alimento bastante económico ... enquanto que a marioria das alternativas, vão perdendo peso desde a compra até à sua confecção, o bacalhau salgado seco, só trás ganhos.

mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO