Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
21
22
28
29
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

12
Set
13

Esta é uma curiosidade que descobri nestas férias e que será uma forma de poupar no combustível e talvez muito pouca gente conheça.

 

 O facto de carregar na pistola do combustível mais rápido ou mais devagar, a forma como o combustível corre para o depósito é importante nos litros que abastecemos ao mesmo custo.

 

Nas féria de verão comprámos algumas vezes gasolina para dar umas voltas de mota e levámos a gasolina num garrafão de 5 litros de água.

 

Na primeira vez comprámos 5 litros de gasolina, foi o J. a meter o combustível no pote e colocou devagar como é seu hábito fazer. O pote nem levou os 5 litros porque ficou mesmo cheio, ficou perto dos 5 litros.

 

Passados alguns dias passámos noutra bomba para levar também 5 litros de gasolina mas neste caso foi a Sra. da bomba colocar a gasolina no pote e a gasolina correu mais rapidamente, a verdade é que a máquina contou 5 litros, mas o garrafão não ficou cheio e levava à vontade mais meio litro.

 

Quando íamos a caminho de casa questionámos esta situação, pois o combustível foi colocado mais ao menos à mesma hora, já não estava demasiado calor para se ter evaporado numa altura e noutra não, a conclusão a que chegámos foi a seguinte:

 

Colocando combustível mais devagar obtemos mais litros pelo mesmo preço, enquanto que mais rápido, o combustível cai mais rápido e a máquina conta mais rápido os litros, não sei bem a razão desta situação, mas foi a conclusão que chegámos depois desta experiência.

 

E confrontando este assunto com familiares, alguns até disseram, realmente quando meto gasóleo nessa bomba onde é a empregada a abastecer parece que o combustível me rende menos. Se calhar é porque é efectivamente menos!

 

E dando uma pesquisa rápida pela internet, parece que não é assim grande novidade, mas acredito que muita gente desconhece.

 

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.


Citação retirada do site da tvi24.

publicado por Rosa Cristiana* às 10:10
mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO