Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
16
21
22
23
29
30
Contacto
Dúvidas ou sujestões dicasparapoupar@gmail.com
Newsletter

Escreve aqui o teu e-mail:

Delivered by FeedBurner

17
Jun
13

Já anteriormente referi que a elaboração do nosso orçamento familiar é muito importante para conseguirmos conseguir controlar as despesas sem surpresas desagradáveis.

 

No entanto antes de criarmos um orçamento precisamos de saber o que gastamos em cada tipo de despesa e onde é necessário reduzir o limite do orçamento, para que no final do mês o saldo seja sempre positivo.

 

Assim, é muito importante começarmos por registar todas as despesas, todas mesmo, desde de um simples café, ao pão de cada dia, À compra de calçado ou roupa, alimentos, tudo mesmo.

 

Para isso uso um caderno pequeno onde anoto todas as despesas diariamente, e no final do dia pergunto também ao J. quais foram as despesas dele e anoto tudo lá. É um caderno tamanho A6 que cabe perfeitamente na mala e ocupa pouco espaço, além disso também é muito útil para fazer outros apontamentos do dia-a-dia.

 

 

Depois, na altura de fazer o orçamento basta dividir as despesas por partes, dependo dos gastos de cada pessoa.

 

As famílias têm gastos e perioridades diferentes por isso as despesas e os orçamentos serão muito diferentes.

 

Este é o primeiro passo para iniciarmos um orçamento familiar, o registo das despesas é algo que deve ser feito diariamente e mesmo depois de iniciarmos o orçamento familiar, para sabermos se estamos a cumprir com os objectivos ou estamos a ultrapassar.

 

publicado por Rosa Cristiana* às 09:59
mais sobre mim
Dica da Semana

Publicidade
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO